Dicas e cuidados pet

Essa coluna será uma contribuição de Marcela Covessi, veterinária, e apaixonada por Pits e Goldens!!! *-*

"Sou formada em Medicina Veterinária pela UFPR - Campus Palotina, tenho cães desde que me entendo por gente, mas meus pais até então só permitiam cães pequenos e um só. Até que fui pra faculdade. hehehe Já tinha a Samantha, uma vira-lata com algumas características de dachshund e comprei o Apollo, meu golden retriever, adotei a Moa, minha vira-lata, e ganhei a Fly, minha pit bull. Sou apaixonada pelos goldens e pits, mas também gosto de outras raças e pretendo ter várias delas. Sempre quis ser veterinária, na adolescência me interessei por adestramento e descobri que não é simplesmente ensinar a sentar, deitar, etc, que tinha muito mais por trás disso. E o que vou falar na minha coluna será através da minha experiência pessoal, e o que aprendi lendo e conversando com pessoas mais experientes que eu. Além claro de dar dicas de saúde que é minha especialidade"



Esquema de vacinação
Todo cão para que viva saudável por toda sua vida deve ser vacinado. Mas a dúvida mais comum quando as pessoas adquirem um cão é quando vacinar, quais vacinas dar.
A primeira vacina aplicada no cão é a polivalente, conhecida como V8 e V10. A V8 é assim conhecida pois imuniza contra 8 doenças: parvovirose, cinomose, coronavirose, parainflueza, hepatite, adenovírus tipo 2 e 2 cepas(tipos) de leptospirose. A diferença dela pra V10 é que a V10 tem 4 cepas de leptospirose ao invés de 2. São 3 doses que o filhote irá receber no seguinte esquema:
1ª dose: 45 dias
2ª dose: 66 dias
3ª dose: 87 dias
Há veterinários que adotam um intervalo de 30 dias entre as doses, e há veterinários que quando seguem esse esquema acima, dão 4 doses, por isso é importante levar seu cão no veterinário e seguir o esquema dele.
O reforço dessa vacina é feita anualmente a partir da última dose recebida. Por exemplo, se foi aplicado a 3ª dose no dia 02-08-2011 o reforço será no dia 02-08-2012.
Em cães adultos que nunca receberam vacina, não precisa ser feito esse esquema com 3 doses. Apenas uma será suficiente.
Em regiões onde há muitos casos de leptospirose, é recomendado fazer reforço a cada 6 meses com uma vacina só de leptospirose.
Aos 4 meses, o filhote está apto a receber a vacina contra raiva, e o reforço também é feito anualmente.
Outras vacinas recomendadas são contra giárdia, tosse dos canis e leishmaniose.
A vacina contra giárdia são 2 doses, podendo ser aplicada no filhote a partir dos 3 meses, com intervalo de 15 dias, e reforço anual.
O número de doses da vacina contra tosse dos canis vai depender de qual marca o veterinário trabalha. Também pode ser aplicada a partir dos 3 meses, e o reforço também é anual.
A vacina contra leishmaniose só é aplicada depois que o cão fizer exame de sangue e for constado que ele é soro negativo, ou seja, não tem a doença. Em regiões que não há casos da doença em humanos (pois é uma zoonose) não é necessária a vacinação, apenas se o animal for viajar pra uma região endêmica.
Toda vacinação deve ser feita pelo veterinário de confiança que você escolheu para acompanhar seu cão por toda a vida dele.






"Meu filhote morde demais!!!"




Filhotes de Lhasa-Apso do canil CaneLeone com 30 dias de idade



Esses vídeos mostram que todos os filhotes adoram brincar de morder e rosnar um ao outro. É a única brincadeira que eles sabem até que você ensine como se deve brincar com humanos. Ver um filhote de pit bull, rottweiller, pastor alemão entre outras raças tidas como agressivas, brincando assim não significa que serão agressivos quando adultos. Cabe ao dono ensinar o filhote como ele deve se comportar, seja ensinando que não gostam desse tipo de brincadeira, ou no caso de filhotes que serão usados para guarda futuramente, ensinar a direcionar a mordida para brinquedos para futuramente um profissional na área de adestramento possa ensinar como agir durante a guarda.

Alguns filhotes, quando levam bronca ou um simples 'não' sentem-se estimulados a continuarem mordendo.

Em todos os casos, a educação a ser feita é:

- Na primeira mordida que o filhote der durante a brincadeira, o dono deve levantar, sem olhar, falar ou tocar nele, e sair de perto.

- Se o filhote começar a morder a perna (ou calça ou sapato), coloque uma barreira entre você e o filhote (ainda sem olhar, falar ou tocar nele) como um pedaço de madeira na porta que ele não consiga pular, ou feche a porta do cômodo onde o filhote fica, prendendo o filhote. Depois de 1 minuto, você volta, com um brinquedo, e estimule o filhote a mordê-lo.

- Quando ele morder o brinquedo, você elogia e continua a brincadeira como recompensa.



É um treino que exige paciência do dono, e persistência, pois alguns filhotes demoram dias para aprender que não se devem morder as mãos ou os pés. Esse treino irá mostrar ao filhote que morder mãos e pés faz com que eles percam a atenção, coisa que é muito valorizada por todos os filhotes. E quando ele morde o brinquedo que é oferecido, a brincadeira continua. Isso também ajuda o cão a entender que ele deve brincar com os brinquedos dele e não com os móveis da casa.


Essa dica funciona sim, pois apliquei tanto no Apollo quanto na Fly quando filhotinhos. Ambos não demoraram muito a entender que era errado morder nossas mãos. E hoje eles gostam tanto dos brinquedos deles, que correm pegar um brinquedo quando chega visita em casa.



Um vídeo que mostra algumas técnicas:



Outra técnica, que eu vi, mas não coloquei em prática ainda é você pegar um pedaço de petisco, ou algo que o filhote goste de comer, mostre pra ele na tua mão (você irá sacrificar um pouco ela), e deixe-o morder.

Quando ele desistir de morder pra conseguir pegar o petisco, você diz “muito bem” ou "isso ai" ou qualquer coisa que você usar pra mostrar pra ele que ele acertou, e então dê o petisco como recompensa.

Logo ele aprenderá que mordendo ele não consegue o que quer e parará de tentar morder sua mão. Faça o mesmo quando ele tentar morder a perna.

Deixe-o morder, quando ele parar e olhar pra você, premia-o por parar de morder.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.