17 de maio de 2012

Pseudociese ou gravidez psicológica


Pseudociese ou gravidez psicológica, como chamado por muitos, é um fenômeno em que fêmeas não prenhes apresentam comportamento gestacional no final do diestro (fase do cio).(1)
Muitos autores associam a pseudociese com a inteireza (não castrada) da cadela.(1)
Essa afecção é muito comum em cadelas de canis que convivem com outras cadelas gestantes e lactantes. Porém, com a alimentação moderna dos cães nas quais há um aumento nos conservantes e hormônios utilizados, tornou-se uma afecção comum a cadelas mesmo as que vivem isoladas. Portanto, a pseudociese nada tem a ver com o manejo, ambiente, prenhes anterior e tratamento  a ela dado.(1)
Muitos acreditam que a pseudociese é uma herança da época em que os cães viviam em matilha. Uma vez que a fêmea dominante precisava sair para caçar, as outras fêmeas tornavam-se capazes de amamentar os filhotes pela produção de leite que a pseudogestação causa. (1)
A pseudociese ocorre por causa do aumento das concentrações de prolactina seguindo de uma brusca diminuição nos níveis de progesterona. O comportamento maternal e a produção de leite é mediada pela prolactina. (1)
A pseudogravidez ocorre normalmente após o cio, porém se utilizado terapia hormonal de forma errada ela pode ocorrer de forma desregulada. (1) A utilização de anticoncepcionais químicos está relacionada além de outras patologias, também com a pseudociese. (3)
Os sinais mais comuns que sua cadela está passando por uma pseudociese são a inapetência; comportamento maternal para com brinquedos,sandálias, panos; agressividade; territorialismo; ganho de peso; produção de leite; lambedura do abdômen, corrimento vaginal; aumento de peso; hiperplasia de glândulas mamárias. Raras vezes também podem ocorrer contrações abdominais, diarréia, aumento na freqüência de xixi, consumo de água e consumo de comida.(1)
Não se notou até hoje nenhuma predisposição por raça, tamanho, ocorrência de doenças reprodutivas, prenhez/copula anterior.(1)
Os sinais clínicos tendem a sumir com duas a três semanas por si só, sem ter portanto a necessidade de nenhum tratamento, exceto quando há a ocorrência de mastite ou a agressividade está passando dos limites aceitáveis pelos guardiões. (1) Alguns protocolos de tratamento incluem o uso de colar elizabetano para eliminar a lambedura de tetas e abdômen . Alguns cães devem receber também um tranqüilizante por causa da agressividade sendo este devidamente analisado pelo médico veterinário que não deverá errar no fármaco adequado a ser utilizado. O aumento de exercícios para “distrair” a cadela também é uma recomendação. (1) O tratamento homeopático tem sido altamente utilizado, tendo bons resultados pela falta de efeitos colaterais . Porém,  o guardião deverá ter dedicação  e paciência para que se obtenha o sucesso.(1)
Os tratamentos convencionais não evitam as recidivas que a afecção apresenta normalmente. (2)
A reprodução da cadela não evita que ela tenha novamente pseudociese e não tem a ver com o desejo da cadela em ter filhotes. Reprodução de cães e gatos deve ser bem analisada e feita com responsabilidade e respeito ao cão.


Referências
(1)    HERRERA, Maria de Souza; DIAS, Luis Gustavo Gosuen Gonçalves; PEREIRA, Daniela Mello. Pseudociese em cadelas. Revista científica eletrônica de medicina veterinária. N.12, 2009.
(2)    RIBEIRO, Maria Cristina. Tratamento homeopático da pseudociese em cadelas. Associação Medica Homeopatica Brasileira. s/n. Anais XXI do Congresso Brasileiro de Homeopatia, 1992.
(3)    MOURA, Gabrielly Maria; FERREIRA,Mírian Aparecida de Queiroz Barbosa; SOUSA, Susane Dias de; POTIER, Glória Maria de Andrade.  Transtornos resultantes da administração de anticoncepcional progestacional em caninos e felinos. X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2010.

16 de maio de 2012

Como deixar seu cão fazer da sua vida um inferno

  • Não o ensine a passear na rua de forma educada. 
Além de você nunca conseguir passear com ele em paz e sempre estar tensa nos passeios, os problemas que a falta de passeio causarão não ficarão apenas na rua. Um animal sem exercício, é um animal entediado; um animal entediado, é um potencial big problema na sua vida.

  • Deixe pra lá comportamentos inaceitáveis
Seu cachorro sobe no sofá e toda hora você briga, mas meio que deixa pra lá? Ou começa a colocar empecilhos para ele não subir ao invés de educá-lo para não subir? Você é um forte candidato a perder seu sofá e um dia olhar pra ele e achar um absurdo nem você poder usar.

  • Aceite que ele rosne quando você coloca a comida
Se é você que coloca a comida, nada mais justo você poder mexer por qualquer motivo que você achar conveniente. 

  • Ache bonitinho quando ele rosnar/morder/avançar nas visitas enquanto filhotes 
se o pior não acontecer  Todo filhote vai virar um cão adulto, e o que é bonitinho pra um filhote de 2 meses é assustador pra um adulto de 30kg. 

Minha dica?
Cuidado com o que você permite que seu cão faça e pense muito bem antes de recompensar algo que mais tarde você irá se irritar. A ajuda de profissionais sempre é bem vinda. 
Não conserte, previna!

11 de maio de 2012

Nenem da mamãe

Um cão é um ser que por si só já aflora o instinto materno das mulheres. Um filhotinho, engraçadinho e que apronta, é quase a mesma coisa que aquela criança traquina que corre para todos os lados e todo mundo acha bonitinho.
Só que um cão é um pouco mais dificil de educar pois não há castigo, não há conversa e não há agressão física que eduque eficientemente. Os cães são educados por reforços, positivos ou negativos para determinadas situações. E muitas vezes através desses reforços que nós os mimamos sem perceber.
Quando um cão late e consegue a atenção do dono assim como meu Frederico faz ele já adestrou o dono para conseguir a atenção na hora que ele quiser, nem que seja a atenção de se virar pro cão e dizer "silêncio".
Você não percebe nos primeiros momentos que o cão mimado está te treinando, mas está. Eu tenho um cão mimado, daqueles que acha que é um yorkshire bem pequenininho tendo um tamaho de quase um labrador. Se ele pudesse? Só andava no colo, no sofá, na cama. Tudo seria dele e ele poderia fazer xixi em tudo.
Acontece que essa situação é contornável. Você pode pôr taboas nas portas para ele não mijar determinados cômodos, pode por uma taboa no sofá pra ele não subir nunca, pode nunca, jamais em hipótese nenhuma esquecer algum objeto novo em um ambiente que ele tenha acesso porque se você esquecer será devidamente marcado. 
PERAÍ
Vamos perceber que por mais que amemos nossos cães e eles sejam cuti cuti, nós somos os humanos e mesmo que não sejamos líderes inatos somos os chefes e as regras, são nossas e as casas?? São nossas também.
Viver ao lado de um cão mimado é uma eterna guerra, com você, com o cão e com outros moradores que talvez não gostem tanto de cães como você ou apenas sejam mais racionais que você.
Para amar, não é preciso mimar.

E para aprender a não mimar, eu aconselho a leitura no blog da minha amiga Fúlvia que fez um post perfeito sobre Cães Mimados.