3 de abril de 2012

Post-resposta: Papo de Homem e Clint, o Golden Retriever!

        Opa! Blog Papo de Homem falando de manejo de pets??? Que legal!!! Amei!!! Nesse blog foi discutido questões de manejo, comportamento e saúde tendo como astro 1 golden retriever adulto chamado Clint.
O Rodrigo, que escreveu o post, começou dizendo que não era especialista do assunto e iria postar o que aprendeu educando o cão dele. Legal, né? É sempre bom trazer tudo para a discussão e compartilhar experiências fora do meio pet também!!! Assim pessoas com interesses diversos têm acesso a esse universo que para nós, aficionados por cães, é o dia-a-dia. Como eu escrevo muito e os assuntos postados no Blog são vastíssimos, separarei por tópicos como o Rodrigo fez! Vamos lá, por partes!

Talvez seja difícil de acreditar, mas o seu cachorro não é um ser humano

            Começo de cara com o título! Bom, que cachorro não é ser humano, não há dúvidas. Tem quem discuta se é melhor ou pior, se tem que ser submisso, membro da família, de trabalho, parte da decoração, símbolo de status, desculpa pra ir no parque conhecer garotas legais etc etc. Mas essa não foi a questão central debatida no blog!
Pelo que eu entendi o cachorro não é ser humano no sentido que cães não podem ser tratados como bebês, mimados e mal educados. Bom, eu não sei dizer se esses 3 adjetivos TEM que estar necessariamente juntos, nem se a resposta correta para tudo seria o exato oposto a isso. Será que achar que um cão tá sempre querendo te testar pra mandar em tu, tem que tomar tranco e ficar sempre de acordo com as suas expectativas, é sempre melhor? Sei não....
 Mas, como eu sou bióloga já travei de cara na parte do considerar o cão um bebê, explico:
Existe uma teoria sobre a domesticação dos cães que explicaria esse fenômeno. Como todo mundo sabe, os cães coevoluiriam com os humanos, assim como diversos outros animais domésticos. Independente do que consideremos na sociedade moderna, o cão vive em simbiose com humanos.
Nessa teoria as evidências mostram que lobos rondavam os acapamentos dos humanos nômades (muuuuuuuuuito antigamente, quando ainda existiam Neandertais) e se alimentavam de restos de comida dos homens. Esses animais provavelmente eram considerados parasitas, expulsos e mortos sempre que possível, mas pela facilidade de alimento, continuavam próximos.
Possivelmente o equilíbrio foi surgindo a partir do momento que os espaços foram limitados. Os lobos não roubavam mais comida e os humanos dispensavam restos para eles. Como eles permaneciam ao redor do acampamento, provavelmente serviam de alarme a alguma invasão ou predador. Ou de alimento e pele em épocas de escassez. Essa relação é tão antiga que você vê que os cães acompanharam a expansão humana pelo mundo! Em tudo que é cultura você acha referencia a cães, pet ou de trabalho! A explicação para a aproximação entre as espécies é justificada através das mulheres, que coletavam e ficavam no acampamento durante os dias.
 Novamente, independente do que nossa sociedade moderna pense hoje em dia, humanos tem instintos, necessidades comportamentais genéticas tanto quanto qualquer outro bicho. Pesquisas apontam que o fato dos filhotes terem olhos grandes, boca pequena, serem peludos e ganirem fino produz nas mulheres sensações e liberações hormonais semelhantes a ver um bebê humano. Em outras palavras: as humanas de antigamente possivelmente consideraram filhotes de lobo abandonados fofinhos, tchucos-tchucos, lindinhos que deveriam ser cuidados, abraçados e acarinhados. Elas os alimentaram e os mantiveram próximos. E aí o resto é seleção artificial: os cães crescem e, os que se comportam bem, não roubam  comida e não atacam humanos, sobrevivem; os que pisam fora da linha viram bife.
Outra coisa que essa teoria explica é o porque os cães tem cara, comportamento e inteligência de um lobo filhote. Cães, especialmente goldens (fofinhos, gostosinhos e tchuco-tchuquinhos) tem a mesma carinha de filhote meigo do dia que nascem ao dia que morrem! Grandes olhos pretos brilhantes, pelo amarelinho e macio, orelhinhas caídas e o bochechão gostoso de apertar q escondem os caninos que dão medo!!! Quem bota seu filho pra brincar com um lobo cinzento??? Mas criança q não puxou orelha de um cão bobão e não foi babada até desistir de fazer maldade (afogamento por excesso de lambeijos) não é criança!!!
De modo que falo sinceramente: é anti biológico dizer para uma mulher em fase de maturidade reprodutiva (18-45 anos) que cães não são bebês fofos!!! Tá na gente, tá neles, a gente começou a domesticação deles e, só depois q eles tavam bem selecionados e comportadinhos q vocês foram caçar na companhia deles, homens! Então nem vem e me deixa apertar meu Pastor Alemão fofucho, o meu Pastor Belga Malinois carentinho, e meu futuro Doberman porque são as coisinhas mais fofuchinhas, lindas e grudadas na dona que há! Own! *-* e te falar que eles adoram e pedem mais!!! Hahahahahha

 Educação é bom e sem ela ninguém vive

            Bom, seguindo o raciocínio, não vejo o menor sentido em associar domesticação e bom comportamento a brutalidade, nem a falta de educação a excesso de amor. Uma coisa não tem nada a ver com a outra! Tu pode ser uma Felícia, agarrar, fazer carinho e conversar o dia todo com seu cão e ainda manter o respeito! Assim como com qualquer ser vivo (meninos também gostam de ser mimados, mas também precisam de bronca de vez em quando)! É só perceber que tem hora para tudo!  Você tem que reagir ao momento, tem que ser uma reação as atitudes do cão e não ao seu dia ruim ou as suas carências!
Fácil? NÃO! Mas faz parte de ter cachorro! Brigar por tudo, não dá! Elogiar por tudo, também não dá! Conversa, carinho, chamego é recompensa. Se o cachorro tá errado, tu não vai recompensar, né? Mas como fazer isso é assunto para outro post. Fato é que, carinhos e elogios fazem tão ou mais efeito que petisco. Eu tenho um vira lata de 45 kg que eu treinei basicamente com cafuné e elogio, pois ele gosta muito mais e responde melhor e mais rápido a um “que lindooo! Aeee!” do que a um pedaço de cane crua no fuço dele.  (adoro ele!!! Um chamegão só esse cachorro!)
Mas se você empurra, seja com o pé ou com a mão, ou dá sustos... enfim! Pune fisicamente seu cão por um assunto banal como educar a não entrar em alguns lugares, você faz o que quando ele for agressivo com uma visita ou com outro cão? Estripa ele? Dá uma de Hannibal Lecter e pergunta: “tripas pra dentro ou tripas pra fora?” e taca ele com uma corda pela janela pros outros cães entenderem o recado???
Usar punição física sem necessidade real é abrir mão do valor dela quando você precisar! A punição, se for usada, tem que ser quando não há alternativa, numa emergência! Quando o mundo vai cair na cabeça do cão, e tem que ter um valor psicológico muito maior q o físico para, com o mínimo de dor, você nunca mais veja esse comportamento retornar. E digo mais: se chegarmos a esse ponto é porque o dono errou em alguma coisa no manejo.  Já aconteceu comigo de ter que brigar fisicamente com esse meu vira-lata chameguento porque ele atacou minha outra cadela ceguinha. Se eu tivesse notado que ele estava naquele ponto, teria treinado antes de acontecer e não precisaria usar punição assim. Se for preciso, eu uso sim! Pra salvar a vida da minha cachorra? Com certeza! Mas isso tem que ser raríssimo! Tanto que ele parou mais de susto que de dor, ele é indiscutivelmente mais forte que eu, se fosse medir forças com ele eu perderia. Só que ele me respeita muito e notou o grande erro pela minha reação que ele nunca tinha visto antes! 
Ou seja, não é porque você impede com o pé que seu cão entre na cozinha que ele vai desistir de enfiar o fuço no quintal de um rottweiler bravo! É justamente porque você usa uma punição diversas vezes que ela vai perder o significado, não vai importar mais tanto, e na hora que ele for provocar o rott, o chutinho e a bronca nada vão significar e ele fará o que quer fazer. Ou você aumenta a dor e torce para ele não te morder de volta (sim, pode acontecer) ou você passa a valorizar a sua punição usando ela raras vezes e de modo contundente.
Acha que eu to brincando? Não é pouca gente que acaba desmaiando um cão no enforcador ou coleira! Asfixiado! Por quê??? Porque deu tanto tranco desnecessário que na hora do caos teve que perder a linha e acabou machucando severamente o próprio cão!

Cão sem guia

Olha, espero que o Clint seja algo bravo... porque se não for eu mesma vou nessa porta dessa padaria aí e roubo ele para mim!!! Heheheheh Um golden de raça, bem tratado e não-castrado, bonzinho que vá atrás de uma comida, um afago e entre no carro de qualquer um??? Cara... é muito comum roubarem cães! Desde yorks , labradores a Pastores Alemães eu já vi casos!
Tu só deixa seu carro aberto com a chave na ignição na rua em 2 casos: tu quer que o ladrão leve porque o carro é uma porcaria ou tu tá criando jararaca no carro e quer testar se o veneno tá bom mesmo!!!
Agora, se o Clint não vai com qualquer um e é meio desconfiado.... e se uma criança sai correndo e se joga nele? Se um cão de rua ou de madame ataca ele? Um golden solto na rua já atacou meu irmão! E a responsabilidade é do dono!
Usar guia SEMPRE e nunca deixar seu cão sem supervisão em espaços públicos é o básico da posse responsável. E não fazer isso não denota excesso de educação do cão, não é bom para ele nem para ninguém, especialmente para o dono.
Vamos manter o Clint seguro e na casa dele em que ele é amado, bem tratado para que ele continue cuti-cuti fofinho que ele é! Os cães são todos bons, as pessoas nem sempre.... não vamos dar mole para a Kojak!
Meninos do blog papo de homem, vou ficando por aqui! Parabéns pela iniciativa de falar de pets, espero que reflitam sobre meus pontos de vista e muito prazer em conhecer os senhores! Agora pode ir lá dar um abração no Clint que eu sei que vocês também acham ele fofinho e ficam paternais! hehehehhe ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.