26 de abril de 2012

Parvovirose, a virose dos filhotes


A diarréia tem uma casuística bem grande entre os pets. Vira e meche os nossos pets aparecem com alguma diarréia. Algumas vezes, não passam de indisposições momentâneas onde logo se recuperam, mas em outras há uma gravidade maior principalmente quando há presença de sangue e muco nas fezes.
Quando perceber  que a diarréia está durando mais que um dia, ou está com muco ou sangue, o ideal é que se leve imediatamente ao veterinário para que seja averiguado qual a causa desse sintoma comum a diversas doenças, inclusive as infecciosas.
Lembrando que a diarréia pode levar o pet a desidratação por desequilíbrio eletrolítico e até a óbito.
Normalmente, ocorre mais em cães com menos de 6 meses sendo os principais agentes infecciosos virais o parvovírus (CPV)coronavírus (CCV), e rotavírus (CRV).
Vamos falar sobre a parvovirose. A parvovirose apresenta uma alta resistência no ambiente e tem uma morbidade e mortalidade muito grande por afetar principalmente filhotes os quais tem a imunidade baixa, logo, com pouca resistência a doenças.
Como o próprio nome diz, a parvovirose enquanto gastroenterite infecciosa é altamente transmissível . Estudos mostraram que o tipo 2 do parvovírus fica viável em roupas, gaiolas e objetos inanimados em geral até 5 meses depois da infecção (daí vem a recomendação de não sair com os filhotes antes da total imunização). Portanto, se você teve um animal com parvovirose em casa e ele veio a óbito ou obteve cura, seu ambiente deve ficar em quarentena e ser limpo com hipoclorito de sódio, formol ou glutaraldeído. Essas substâncias são encontradas em produtos que vendem em petshop como o Herbalvet.




Porém, para se evitar isso tudo há a vacina. Estudos mostram que a parvovirose é mais comum em cães filhotes de 6 semanas a 6 meses, ou seja, quando os anticorpos maternais tem declínio e os guardiões não o imunizam devidamente. Portanto, sabe aquela vacina cara que o veterinário quer dar? Ela é necessária. Não veja como um gasto e sim como um investimento.
Os primeiros sintomas normalmente são anorexia, prostração, letargia e febre.  Depois de 24 a 48 horas costuma-se aparecer outros sintomas como vômito, diarréia sanguinolenta com odor pútrido que evolui para uma desidratação, caquexia e perda de peso.
Os sintomas laboratoriais são leucopenia, linfopenia (normalmente encontrada 4 a 5 dias após a infecção), neutropenia. Quando se encontra neutropenia e leucopenia o prognóstico é tido como mau por indicar severo comprometimento intestinal. 

Mas, o melhor diagnóstico e a melhor informação é o seu médico veterinário que irá te dar. Não exite em levar seu animal para o consultório assim que perceber as primeiras alterações.

Referência: tirado daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.