30 de maio de 2011

Eu sou louca

Numa discussão com colegas de faculdade falei sobre a importância do médico veterinário na conscientização contra reprodução indiscriminada no controle de cães vadios.
Qual não foi a minha surpresa quando comecei a ser apedrejada e até chamada de louca porque simplesmente eles acreditam que cães vadios nascem na rua, e não dentro de nenhuma casa.
Eu simplesmente não acredito que estudantes de medicina veterinária AINDA tenham essa concepção que a culpa dos cães da rua são única e exclusivamente da falta de castração dos cães DE RUA.
Eu não consigo acreditar que eles não saibam que cruzas indiscriminadas levam a abandonos e que se esse cão não for recolhido por algum protetor ou alguém que se sensibilizar, eles irão pra rua.

Eu realmente não acredito.


Realmente, i'm crazy.

21 de maio de 2011

Projeto cão na praça

 

Hoje foi dia de cão na praça que é um projeto novo que a euamoanimais.com.br está fazendo aqui em Salvador. É uma reunião com apresentação de cães adestrados, agility e cães da policia, além de vários sorteios e conscientização sobre posse responsável.

A Zoé fez o primeiro carregamento da vida dela, uma caixinha pequena mas lotada de doações pro Abrigo São Francisco de Assis, com latinhas de comida úmida, antibióticos, vermífugos e várias outros remédios e suplementos que eu não sei porque comprei sua maioria (tá, sou neurótica.. vai encarar?)

 

IMG_2800

 

Fomos eu e Zoé (é, esse é o nome dela por causa da música de Nando reis) por 15 minutos mais ou menos.

Cheguei lá, ajudei em algumas coisas, conheci um pessoal que trabalha comIMG_2928 passeio de cães e adestramento que peguei contato para poder dar um jeito em Frederico (meu cachorro mais novo).

Depois, percebi no cantinho uma BORDER COLLIE.. gente, derreti né? Amo!

IMG_2804

Ela ia apresentar comandos e agility, e essa mocinha já tem 7 anos, crêem nisso? Super fofa.

Com ela tinha pinscher que de chata não tinha nada, era um denguinho.

IMG_2813 

Passei um tempo conversando com o dono delas sobre comportamento e discordei (ou desconfiei? hum.. não sei) sobre muita coisa que ele disse e embora as “cãs” dele fossem muito educadas e estivessem recebendo petisco em muitas ocasiões a cara de desdém dele pra mim quando conversei sobre reforço positivo e o modo como meu cão aprende, fez com que não passasse pela minha cabeça o fato de contratá-lo como adestrador dos meus cães. (tá, também sou chata.. :*)

Depois foi a hora dos cães da policia. Fiquei feliz de ver como os policiais tinham carinho pelas “meninas” deles.

IMG_2850 IMG_2851

 docilidade por trás duma cara de mau.. HOMENS.. APRENDAAAM!

IMG_2860 IMG_2856

Tiveram outras figurinhas muito gostosas por lá que eu registrei.

IMG_2819 IMG_2820 IMG_2832 IMG_2836 IMG_2844 IMG_2878

IMG_2902 IMG_2906

IMG_2926 

O evento foi um sucesso e disseram em ter outro daqui a 15 dias. Quem é de Salvador, vale a pena ir e levar o pet.

15 de maio de 2011

Andar de bike em salvador

Engraçado que quando eu digo que vou de bike muita gente fica sem acreditar dizendo q minha casa é longe da faculdade. Bom, são 6km. O trajeto que eu faço é até agradável, quase que totalmente reto, sem mtos cruzamentos nem nd.

Minha companheirinha é a branquela danada, que como eu é geniosa e toda hora resolve dar um cripopó diferente.

IMG_2775

ai está ela, com a mochila inseparável, o capacete necessário e a nova aquisição: o casaco impermeável. Super confortável e quebra um galho nas chuvas que estão tendo aqui em salvador, que vocês não fazem ideia.

 

Coloquei o nome dela de Olivia, branquela e magrela.

Andar em qualquer grande cidade (eu creio) é perigoso, mas pra tudo nessa vida existe a cautela.

A cautela de não ir pelo meio da rua

A cautela de estar atenta ao trânsito e aos cruzamentos

A cautela de não ir pedalado parecendo que está em uma corrida, porque surpresas sempre aparecem

A cautela de ter noção a tudo a sua volta

 

 

Pra quem mora por Brotas e quer ir pra Ondina ou arredores e quiser confiar em mim como bike anjo, só falar tá?

8 de maio de 2011

Feliz dia das mães

Fui mãe muito cedo, aos 17 anos. Mas o filho que eu tive, não causou constrangimento na família e nem houve a idéia de abortá-lo, afinal de contas por mais que pareça, ele não veio de mim.

Era um serzinho que só tinha cabeça e parte do rabinho.. ele é um cachorro, normalmente chamado de Pepe Costela para os íntimos.

moto_0053

Tímido, recatado e muuuito dengoso meu primeiro filho. Éramos almas opostas, ele doce e eu a bruta. Mas com ele, nunca consegui. Sempre com os olhos cor de mel mais lindos do mundo me olhando com aquela carinha marota de quem sempre está pronto para uma boa corrida e uma boa brincadeira.pepe pequeno 3OgAAAGBABRPq_byKpawXt_iYdjhjf8RGK5uD8mfJEoeaOsFjB51J3LoOra9frbXBbgQZEJvdM3cYmUnJWz5lzXAywTEAm1T1UOgsOnFLo71nHdDoQ0XugYUf1du1

Esqueci das minhas alergias, dos impecilhos físicos (comecei a dormir no quarto), briguei com mãe, pai, irmã, namorado e o mundo por ele. Todo dodoizinho, esperando por mim sempre pra cuidar. Ia na minha bolsa para a faculdade para poder tomar o remédio na hora certinha.

Depois dele tive mais um, que foi o Frederico. Chato e rabujento, individualista.. esse é a alma gêmea. Rabujento, teimoso, só faz o que quer e se tiver uma boa recompensa por isso. Com todo furacão que tem dentro de si, torna-se encantador a cada passo e olhar. Cada nova travessura.

OgAAADRNYuvCfaPU1S2W-UxOOuAx32oLKNGpnqFP0ZEXcZJsXUMYcr-Mkf9VmZTka6NXVQF_Kt9efFXe1KPYn2ayCRQAm1T1UFUbYg1e3DEBVWWC3Rc85IZLFsixmoto_0518

 

Me faz sair dos nervos, com suas maluquices e neuroses.

moto_0386

Ele cresceu e se tornou meu carrapato, o mais doce da família.. quer dizer, o mais carinhoso. Igualzinho a mãe, carinhoso na brutalidade.

IMG_1043 [640x480]

A irmã mais nova, que hoje em dia dizem que é a filha mais velha, chegou e mudou minha vida. Me fez escolher a minha profissão, e abrir os olhos pro amor para com os animais.

IMG_0919IMG_1369

 

Doce, carinhosa e um carrapato. Meio doida e destrambelhada, além de bastante barulhenta. Mas não há quem não se encante com seus olhos de amêndoa.

OgAAAFXShLhJs46j1yA8nWxj7eEzPPcl3TRWe48QxS7wHASzZL6wIrEQNE6atb_yF_uLjSu5Nlxz1dd2vy8xI7Sdmk4Am1T1UPt4XngoHp6r8z--NhCQ5OvJjfrWOgAAAPLjkO2rVOpUYMBPsAQHRq0LZybaAki9bjbXNv9o0xJK2k4fPqlDkDWEtJoDxFYJHx8YIKWys9Uq2zmunETeFa8Am1T1UP0K9vag58mKMwF8JpNmGXdEkQ6e

 

OgAAAKGrxjYd3t7wcPhP5I9Qc9q8L_YHfhi42zBGXYrq7okZIqOv-dkpLfdBXbOZCen0AG_zUW81KjqCT1HR_14j3ssAm1T1UCEbWVFajKbO5p3oX50StxG-Wp4JOgAAAPx3wa9ogwvOH5EZEoPxbxCfRS8NihUdOUUe1WXxC11z5-tmANIc2fpkzrD5FSTyzm6QPZSRcVErZ_Q8zu_JkPcAm1T1UB3yFeZVcQgNdH_EBwGfG5or-eAd

                                                                      ela tinha mordido minha orelha nessa foto

É, muitos acham idiotice e até maluquice eu chamá-los e acreditar mesmo que eles são meus filhos. Mas o que torna de uma pessoa mãe? O ser ter vindo dela? Ser um ser humano? 

Para mim o que faz de uma mulher mãe é o amor, o cuidado, as noites mal dormidas, os choros de despedidas, a preocupação desmedida, as horas perdidas olhando encantado a cria, a preocupação a cada passo, a cada nova descoberta.

Para mim, mãe é mãe, não importando se é mãe de cachorro, gato, passarinho, lagarto... ou de gente.

Eu sou a mãe mais feliz do mundo com os meus filhos.

Feliz dia das mães para todas as mães e principalmente para a minha lindona.

OgAAAARo-_nTNXpRSD4PNCrnqNjeXuRowHf121Zcq8stRzv1b2UCMyoZKSPGA4KhWdtOh23iIP6d8LMi0JCCU5rbtfUAm1T1UK4hUF9AzYIfTf7jyB9ByrzDeuZ6

2 de maio de 2011

Declaração Universal dos Direitos animais

Estou em uma semana de palestras interessantíssimas na faculdade em que o foco é o controle populacional de cães e gatos e suas formas. As palestras começaram com a professora Stella conversando conosco sobre nossos de guarda responsável e o papel do médico veterinário nessa função.

O último palestrante do dia que por simples cansaço não me recordo o nome mas é professor de Obstetrícia de Jaboticabal e tem um projeto lindo por lá de controle populacional e castração em massa de animais, colocou alguns trechos da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Bom, eu resolvi trazer à todos vocês, porque talvez muitos não conheçam, tenham desconhecimento de alguns artigos e para outros ele vai parecer mais do que óbvio.

As entrelinhas (opiniões pessoais minhas) estarão escritas em vermelho.

 

Declaração Universal do Direito dos Animais

 

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

Portanto, animal HOMEM. Os animais ditos irracionais ou com menor valor para você, tem o mesmo direito a vida que você.

2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3 - Nenhum animal deve ser maltratado.
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

Preâmbulo:

Considerando que todo o animal possui direitos;

Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;

Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;

Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;

Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;

Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,

Proclama-se o seguinte

Artigo 1º 

Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Ou seja, senhor cientista, os ratos tem o mesmo direito à vida e a respeito assim como o seu cachorro lindo de dentro de casa. O animal errante, tem tanto valor quanto o que está em sua casa. Ele não tem menos direitos apenas por não ter dono.

Artigo 2º 

1.Todo o animal tem o direito a ser respeitado.

2.O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais

3.Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem. 

Artigo 3º 

1.Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis.

2.Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.

Artigo 4º 

1.Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.

2.toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito. 

Artigo 5º 

1.Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.

2.Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito. 

Artigo 6º 

1.Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.

Ou seja, não é porque seu animal ficou velho, está com problemas de saúde, não tem mais aquele pêlo sedoso, aquele olhar pidão, aquela energia de sempre, aquela graciosidade infantil, que você terá o direito de tirar a sua vida. Um animal é uma vida que deve seguir seu curso natural DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.

2.O abandono de um animal é um ato cruel e degradante. 

Artigo 7º 

Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º 

1.A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.

2.As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas.

No meio acadêmico, o acadêmico ou cientista (como preferir) deverá sempre encontrar alternativas à utilização de animais em experimentos que lhe causem dor, sofrimento ou angústia.

Artigo 9º 

Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10º 

1.Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.

2.As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11º 

Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.

Artigo 12º 

1.Todo o ato que implique a morte de grande um número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.

2.A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio. 

Artigo 13º 

1.O animal morto deve de ser tratado com respeito.

Ou seja, alunos da área de saúde principalmente que estão tendo suas aulas de anatomia com cadáveres animais… nada de ficar tirando fotos, fazendo gracinhas, como se fosse ali apenas um boneco de pano que não merece o mínimo respeito por estar inanimado.

2.As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal. 

Artigo 14º 

1.Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.

2.Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

 

 

 

blogamanha11