9 de fevereiro de 2011

Meu cachorro não gosta de estranhos, e agora?

 

Muitos cães demonstram de forma ou outra o desconforto frente à pessoas estranhas.

Alguns se escondem atrás dos donos, evitam o contato e outros simplesmente “atacam”.

2723586Veja bem, seu cão não é obrigado a ser anfitrião de ninguém e absolutamente não é obrigado a aceitar carinho de quem ele não queira.

Os direitos do cão tem que ser preservados e o seu querer ou não querer também.

Porém, é desconfortável um cão que late o tempo todo quando chega uma visita e fica fazendo menção de morder, assustando a visita por mais que ela ame cães.

Na maioria das vezes, esse comportamento é gerado por medo. Se seu cão late, avança e recua, e se ele arrepia o dorso ele está falando “Não te conheço e me sinto ameaçado por você”

O que seu cão tem que entender é que você não deixará que ninguém lhe faça mal.

Aqui em casa com o Frederico a ThunderShirt me ajudou, e algumas coisas básicas também.

Um amigo chegou -ele é estudante de veterinária também por isso não se deixa ameaçar tão fácil por cães latidores- e ficou conversando comigo sem olhar, fitar, encarar o Frederico. Frederico continuou latindo descontroladamente, eu coloquei a ThunderShirt nele e comecei a jogar pedaços de salsicha próxima aos pés de “Lobo”(meu amigo). Ele pegava, recuava e latia. Pegava, recuava, latia. Pegava, recuava e.. opaa.. não latiu mais.

Ele simplesmente percebeu que não adiantava latir porque Lobo não iria embora, e como o desconforto dele ainda estava presente, ele decidiu apenas se esconder e ficar de longe observando aquele ser estranho conversando com sua mãe humana.

Para mim, foi uma das maiores vitórias que tive, porque de todos os comportamentos de Frederico que me irritam, esse é um dos maiores.

Lembre-se:

1. Avise às visitas para não encará-lo nem tentar acarinhá-lo. Seu cão não quer, ele não é obrigado.

2. Tenha em mãos petiscos

3. Deixe algum lugar no qual ele possa se esconder para se sentir protegido e sossegado. Um crate pode ajudar bastante a sua vida.

4. Respeite seu cão e imponha que suas visitas também o respeitem, afinal de contas, você não permitiria que uma visita desrespeitasse nenhum dos seus familiares e com os seus cães não deve ser diferente.

5. Tenha confiança sobre o comportamento exato do seu cão, dê segurança à sua visita. Se seu cão for de guarda, e o não gostar não for gerado por medo, não faça isso.

6. Sempre prefira a ajuda de um profissional.

7 comentários:

  1. Sushi odeia estranhos! hehehue Hoje em dia, ela já 'deixa' estranhos entrarem aqui em casa. Só não quer que eles se aproximem muito. ela não fica latindo, mas se aproximam, ela morde. Hoje, o máximo que ela faz e ficar de costas para a pessoa, olhando de cantinho. Se a pessoa faz algo que ela não gosta, como falar um pouco mais alto, ela rosna. heuehuehe
    Mas isso depois de muita, muita, muita evolução. Antes, ninguém nem entrava aqui em casa.

    Essa semana minha irmã disse que vinha passar uns dias aqui em casa com uns amigos. Eu disse na mesma hora: Nem vem que nem Sushi nem eu gostamos de pessoas que não conhecemos. rsrsE ela me disse que eu sou louca igual a minha cachorra... hehehe

    Bjooos
    =***

    ResponderExcluir
  2. com o thor essa de petisco e deixar ele solto não ia prestar. ele ia fazer um estrago na pessoa.

    ainda assim, tem pessoas q o thor gosta mais q outras. algumas eu consigo apresentar e ele fica na boa. outras, não tem o q fazer, ele não aceita.

    acho q dependendo do cão, se ele não é de esperar a pessoa se aproximar pra morder, se ele vai até lá e ataca a pessoa, feito o meu, é preciso mais cuidados q esses.....

    ResponderExcluir
  3. Mas Lu, o instinto do Thor é de guarda, ou seja, é agressão mesmo.
    O de cães como o Fred e a Sushi de cima, é medo.
    E medo, a n ser que a pessoa aja de alguma forma muito ameaçadora, ele não vai morder tão fácil, mas vai tentar de todas as formas demonstrar que é "perigoso"

    ResponderExcluir
  4. UM ADENDO GRANDE: se o cão for de guarda, não rola essa também né?? vou até editar o post pra isso.

    ResponderExcluir
  5. alguem aii pode me orientar? oq ue eu devo fazer quando um zinzinho meu ameaça com palavras matar um animal?

    ResponderExcluir
  6. infelizmente com as leis brasileiras que conheço, nd. apenas cuidar mais do seu cão e tentar protege-lo contra qq investida dele.

    ResponderExcluir
  7. o Marley tem medo de tudo, se um passarinho canta, se um caminhão passa na rua,e quando vem estranhos em casa ele late sem parar, faz xixi, treme, fica arrepiado, chora, eu fico com muito medo dele ter um ataque, não entendo porque ele tem tanto medo de tudo. Ele nem me deixa chegar perto dele.

    ResponderExcluir

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.