30 de janeiro de 2010

Pó saudável

Uma amiga muito especial postou a receita de um pó que eu considero uma ótima fonte de suplemento nutricional para aumento de imunidade e fortalecimento dos "peludins".
Quando eu perguntei a minha veterinária (Priscilla Pithon) ela disse: "nossa.. isso é ótimo para cães resgatados com cinomose e na época da vacinação!"
Se eu já n tinha duvidas quanto a dar, agora que me sinto totalmente segura tendo a opinião dela que além de uma amiga é uma ótima "pediatra" competentíssima dos meus filhotes.. Além de aturar e apoiar as minhas "maluquices" naturebas.

Então a receita é essa:


2 xícaras de levedura de cerveja em pó
1 xícara de grânulos de lecitina
¼ de xícara de pó de fucus
2 colheres de sopa de pó de casca de ovo (fonte de cálcio)
1.000mg de vitamina C moída ou ¼ de colher de chá de ascorbato de sódio (opcional)



Diariamente (ou regularmente) ofereça:
1 colher de café rasa para cães de porte pequeno
1 colher de chá rasa para cães de porte médio
1 colher de sobremesa rasa para cães de porte grande
1 colher de sobremesa cheia para cães de porte gigante

A levedura de cerveja em pó é rica em complexo B.
Os grânulos de Lecitina de soja são ricas em inositol, fosfatídios e ácidos graxos poli insaturados essenciais.
O inositol é uma substância que atua como fator de crescimento de animais e microrganismos, frequentemente utilizada como vitamina do complexo B.
Ele é base de inúmeros sinalizadores celulares e mensageiros secundários, estando envolvido em vários processos biológicos, tais como: montagem do citoesqueleto; controle da concentração intracelular do íon Ca2+; manutenção do potencial de membrana das células; modulador da atividade da insulina; quebra das gorduras; redução dos níveis de colesterol no sangue.

Os fosfatídeos são lipídeos polares de grande importância para a estrutura e função das membranas celulares, sendo os mais abundantes lipídeos de membranas, embora não sejam armazenados em grande quantidade.

Os acidos graxos poliinsaturados essenciais são representados pelos ômegas 3 e 6 sendo bom para pele. Nosso corpo não os fabrica, por isso são chamados de essenciais sendo obtidos através da dieta. Eles estão presentes nos oleos vegetais e nos peixes. Os estudos clínicos vem mostrando que os poliinsaturados ômega-3 além de proteger o coração e as artérias, auxiliar na redução do colesterol e triglicérides, manter estáveis os níveis da pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico, ser coadjuvante nos tratamentos de pele, podem ainda auxiliar nos tratamentos contra depressão. Pessoas que receberam doses de ômega-3 apresentaram melhora nos sintomas de depressão

O Fucus tem reputação de aliviar reumatismo e azia. Além disso ainda vemos a prevenção de hipertireoidismo, cura do bócio e hipotireoidismo. O intestino também é regulado com a utilização do fucus.
.


O pó da casca de ovo é rica em cálcio e ótimo pro crescimento dos filhotes. veja aqui como conseguir.
Além disso a vitamina C ajuda na melhor absorção do cálcio. Além de ser um ótimo antioxidante dando um up na imunidade.



Como conservar os nutrientes dos suplementos


Guarde o Pó Saudável, o suplemento de ferro ou o frasco de comprimidos multi-vitamínicos-minerais em lugar limpo, fresco e de preferência abrigado da luz solar. Antes de acrescentar os suplementos à refeição, espere a comida esfriar. O calor pode anular as frágeis propriedades nutricionais. A única exceção a essa regra é o pó de casca de ovo, que pode ser adicionado à comida quente ou fria.

Ótimo final de semana para todos.


Referências: Wikipédia
saúde esportiva
Cachorro verde

27 de janeiro de 2010

Peixe para gatos?


Nós fomos criados assistindo desenhos animados onde os gatos sonham com os peixes, o comem, e bebem leite como alimentação principal. Nós sabemos que isso não é verdade. Os gatos "puxaram" de seus ancestrais seu alto teor de "carnivorismo".. sim.. eles precisam MUITO de proteína animal. E muito mais da carne vermelha devido ao seu teor de taurina, que é essencial ao gato. Mas falemos disso em outra oportunidade.
Ontem "navegando" pela internet, achei um artigo que dizia "por que não dar peixe para seus gatos?". Bom.. o Dr Regis (nutricionista de São Paulo a quem eu muito respeito) já havia comentado por alto que os peixes eram alergênicos pelo seu alto teor de histamina. E que essa alergia poderia surgir do nada. Então, fiquei super curiosa e mesmo com sono fui traduzir o texto pra trazer aqui pra vocês.

Problema um: Níveis baixos de cálcio.

Todo o peixe, mesmo os que tem ossos, tem teores muito baixos de calcio para gatos. Lembrando: se você estiver fazendo comida caseira de gato, uma coisa importante a se pensar é o equilibrio calcio/fosforo. Você pode dar um jeitinho. Todo o peixe tem pouca quantidade de calcio.
E, se, o calcio está baixo o fosforo aumenta o que definitivamente não é do que seu gato deveria se alimentar. Ainda mais se ele tiver problemas renais.


Problema dois: Destruição da Tiamina

Peixe cru contém muitas enzimas chamadas "tiaminase". Essa enzima destroi a vitamina B-1 (tiamina). Uma deficiencia de tiamina pode causar problemas neurológicos e apreensão em gatos. Nada bom.


Problema três: Problemas no trato urinário.
Peixe contém muito magnésio que pode contribuir para um tipo de problema no trato urinário felino.

Curiosamente, a descoberta de algum tempo de volta de magnésio como um culpado em doenças do trato urinário felino foi acompanhado pelo desenvolvimento da especializada ração "alimentos do trato urinário". A idéia com esses alimentos foi adicionar ácido ao alimento, o raciocínio que os cristais de magnésio desenvolvem-se em meio alcalino, e não em meio ácido. O problema é que os gatos, cujo ácido do trato urinário é demasiado elevado são propensas a outro tipo de cristal como oxalato de cálcio. Dr. Elizabeth Hodgkin aponta em seu livro, o surgimento de doenças do trato urinário no gato coincidiu exatamente com o aumento do uso de ração seca para alimentar os gatos)



QUarto problema: Vício

Sabe-se que os gatos adoram o sabor de peixe. Os felinos famintos sabem de longe quando você abre uma lata de atum. Mas você pode acabar tendo um viciado em peixes em sua casa. E a ultima coisa que você quer é um gato com greve de fome por querer comer apenas peixes.



Quinto problema: Metais pesados.
Há uma grande quantidade de pesquisas convincentes sugerindo que os peixes predadores (os que estão no topo da cadeia alimentar e os mesmos freqüentemente encontrados em alimentos para animais ou utilizado como petisco para gatos) têm níveis muito elevados de metais pesados como o mercúrio -Além de pesticidas e outras toxinas. Um estudo de 2004 publicado na Acta Neuropatholgica descoberto distúrbios neurológicos em gatinhos jovens alimentados com atum diário que continha o FDA E.U.-aprovado nível de mercúrio (0,5 ppm).



Sexto problema: Possível ligação com hipetireoidismo

Estudos da EPA de 2007 revelaram uma ligação perturbadora entre hipertireoidismo felino e os produtos químicos retardadores de fogo que imitam os hormônios da tireóide e do consumo de gatos 'de peixe. No estudo, os gatos comendo peixes enlatados foram expostos a éteres difenil (PBDE), que foram cinco vezes maiores do que os gatos de comer carne de aves de capoeira ou alimentos enlatados.





Setimo problema: Diminuição da Vitamina E

Felinos amam atum, mas comer a longo prazo, podem esvaziar a armazenagem de um gato de vitamina E e criar condições que levam a uma condição extremamente dolorosa chamada Cistite, com sintomas como hipersensibilidade ao toque e perda de apetite.Uma chatice para o gato e para você. Você vai encontrar atum em lotes de alimentos gato pela simples razão de que é saboroso para os gatos e os atrai para a comida. Mas não tem nada a ver com a alimentação saudável, segura, ou necessária para gatos.



Oitavo problema: Alergia

Peixe é alergênico. Na minha opinião, faz pouco sentido para alimentar algo que é mais provável a criação de uma reação alérgica a algo que não é.

Dr. Jean Hofve sabiamente aconselha que a alimentação dos peixes seja apenas uma saborosa surpresa às vezes.

Se você estiver realmente ansioso para dar a seu gato um mimo de vez em quando, ir para algo como pequenos pedaços de fígado de galinha desidratados ou liofilizados corações de galinha. Mas ignorar o peixe. Comer algo com pêlos ou penas, não barbatanas. É mais gentil e mais segura para seu carnívoro.


Para quem quer ver o site sobre a nutrição natural de gatos é só entrar nesse link..
aproveitem

25 de janeiro de 2010

AN



Tô passando os bê's pra AN aos poucos.. a ração ainda fica o dia todo e eu vou aos poucos tirando..
Eles nem querem saber da ração, afinal, quem troca um croquete seco e sem graça por um franguinho cru com ossos pra eles se divertirem??
Tô aos poucos ficando mais tranquila. Eu antes dava comida cozida para eles, parei e passei pra ração e agora a AN me assustou muito de cara.
Mas hoje eu já vou sair pra poder comprar as coisas direitinho.

Até o Frederico que mal tem dentes tá adorando..
criar um cão com AN é tão bom.. n dizem que a nossa alimentação da infancia faz nosso resto de vida?? Pois então... com cães não é diferente


Por sinal, achei um artigo sobre alho que eu gostei.. fiz um pequeno resumo sobre ele.

O alho é imuno estimulante, antiaterosclerótica, anticancerígena e antimicrobiana.
Estudos científicos identificaram a presença de vários compostos que agem terapeuticamente no tratamento de parasitoses, desconfortos gastrintestinais, dislipidemias, verminoses intestinais, na doença hipertensiva, cardiovasculas, câncer.
O alho tem poder antiinflamatório, antimicrobiano e antiasmática.

Componentes Nutritivos do alho

Calorias (kcal) 138,92
Proteínas (g) 6,05
Lipídeos (g) 0,12
Carboidratos (g) 28,41
Cálcio (mg) 38,00
Ferro (mg) 1,40
Fósforo(mg) 134,00
Selênio (ug) 5,69
Alfa-tocoferol (ug) 10,00
Vitamina C 14,00

Foram encontrados no alho a Aliina(tem poder hipotensor e hipoglicemiante); Ajoeno (prevenção de coágulos, antiinfalamatorio, vasodilator, hipotensor, antibiótico)
Alicina e tiosulfinatos (antibiotica, antifungica, antiviral); Alil maercaptano (hipocolesterolemiante); S-alil-cisteína e comostos gama-glutâmicos (hipocolesterolemiante, antioxidade, quimioprotetor frente ao câncer); Sulfeto dialil (hipocolesterolemiante); adenosina (vasodilatadora, hipotensora, miorelaxante); fructanos- escorodosa - ( cardioprotetora); Fração protéica F-4 (imunoestimulante); quecetina (antialergênica); saponinas (gitonina F eurobósido B) - hipotensora e antimicrobiana; escordinina (hipotensora, aumenta a utilização de B1 e antibacteriana); Selênio(antioxidante); ácidos fenólicos (antiviral e antibacteriana); saponinas (anticancerígena)


O aquecimento faz com que muitos dos seus fitoquímicos se percam. Os cientistas recomendam que o alho seja amaçado e deixado 10min em descanso antes do cozimento.

O alho tem efeitos bons sobre a o controle do colesterol e dos triglicerídeos.
A ação antioxidante da aliina e da alicina e do ajoeno justificam o efeito do alho sobre as LDL pois inibem a preozidação lipídica por meio da inibição da enzima xantina-oxidase e de eicosanóides.Além disso, a presença de bioflavonóides quecetina e campferol tem um mecanismo mediado pelo óxido nítrico e in vitro, age como varredor de radicais livres. Assim como a alicina que mostra semelhança estrutura com o dimetilsulfeto que possui otima capacidade varredora de radicais livres.

O alho tem ação de hepatoproteção seletiva contra substancias carcinogenicas, supressão da bioativação de vários carcinogênicas, supressão da bioativação de vários carcinogênicos, aumento do reparo do DNA e redução da proliferação celular e ou indução de apoptose( morte celular programada).

Há uma ação benéfica sobre linfocitos e na leucemia. Além disso, eles atuam nas células linfóides, da prostata, nos leucócitos, nas celulas do pumão, pele, mama. Age nos neuroblastoma e na melanoma.

Desde a época de Pasteur que reconhece-se a ação antimicrobiana do alho tanto em cima de bactérias gram positivas quanto gram negativas.
Seu poder vai além das bactérias pois eles também bloqueiam o crescimento e matam fungos e vírus (sendo uma arma contra as viroses).

Como sabemos, a diferença do veneno pro remédio está na dose. Estudos mostram que a ingestão maior de um dente de alho diárias causam má digestão e outros problemas.
Há ainda a recomendação de evitar o alho para gestantes e filhotes muito novos e nos períodos pré e pós-cirurgico pelo seu efeito antiplaquetário.

A Sylvia, do site Cachorro verde, recomenda um fino filete de alho (1/6 em média do dente).

Lambidas de contentamento a todos, e um bom final de semana.

23 de janeiro de 2010

DTUIF (Doença do trato urinário inferior dos felinos)


Estava pensando hoje nos felinos. Eles são minhas verdadeiras paixões, apesar de não tê-los e n ter preparo ainda para tal por causa da minha casa e toda a insegurança que os gatos teriam por aqui. Além de ter 3 cães latidores né??
Mas o que eu estava pensando, não é se teria ou não, mas nos inúmeros casos que aparecem todos os dias lá no Hospmev da UFBA (Bahia) de gatos com DTUIF (Doença do Trato Urinário Inferior Felina).
É uma situação tão triste, tão dolorosa para eles que resolvi pesquisar um pouco mais. Fiquei pensando o porque dessa incidencia tão grande. Pensei na questão da alimentação, mas não consegui encontrar nada. Então, além de pesquisar eu pedi pra Sylvia da cachorro verde me dar uma opnião. Ela me mandou uns trechos de uns artigos que diziam que há sim uma relação muito sutil porém, decisiva.

Os animais que comem comidas secas como rações, não ingerem água do seu alimento. Gatos são animais que bebem pouca água, daí vem o acúmulo de urina e a inflamação do trato urinário, e quando há obstrução da urina é pior ainda o quadro. Pode levar a uremia que é o processo de intoxicação pela uréia presente na urina.

"As causas podem ser obstrutivas ou não. Dentre as mais freqüentes estão a presença de tampões uretrais ou de urólitos no trato urinário e as cistites. Os principais sinais clínicos são hematúria, disúria, lambedura do pênis e presença ou não de obstrução uretral. A DTUIF acomete mais frequentemente gatos machos, castrados, com 2 a 7 anos de idade, que consomem basicamente alimento balanceado seco e bebem pouca água" (Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos. Silva, L. S.; Pires, L. V.; Carvalho, C. J. S.; Pinho, F. A.; Sousa Júnior, A.; Costa, F. A. L.; Silva, S. M. M. S.)

Os sintomas podem ser hematúria (presença de sangue na urina); dificuldade e até dor ao urinar; lamber constantemente a região genital, o animal pode também apresentar depressão e hiporexia (diminuição na ingestão dos alimentos). Os machos sofrem risco de obstrução da uretra e incapacidade de urinar. Em muitos casos são indicados a cirurgia de decaptação do pênis.

David F. Sênior afirmou em uma conferência patrocinada pela indústria de rações para pets:

Os gatos se tornam progressivamente apáticos, entram em coma, e finalmente morrem se ficarem sem tratamento depois de dois a quatro dias. A morte é devida à desidratação, hipercalemia (excesso de potássio circulante), acidose metabólica e acúmulo de produtos metabólicos.”

"Muitos gatos sofrem por anos e alguns apresentam repetidas obstruções uretrais. Como último tratamento, pode ser indicada a amputação do pênis. Entretanto, um número alto de gatos sofre com complicações pós-cirúrgicas. Alguns cientistas postulam que os altos níveis de magnésio na dieta, a urina alcalina e as complicações no revestimento da bexiga provocam a doença. Outros culpam os cristais presentes na urina do gato acometido. Mas os cristais ocorrem na urina de gatos saudáveis também.

Alimentos secos para gatos e a alteração química das dietas estão solidamente implicados na epidemia de DTUIF. Especialistas da indústria das rações comentam que, manipulando a dieta com redução do magnésio e aumento da acidez, controla-se cristais urinários de estruvita. Mas essa mesma manobra aumenta o risco de se formarem cristais de oxalato. A única coisa que eles tentam fazer é acrescentar mais água à dieta. A indústria nem se dá o trabalho de negar a conexão entre seus produtos secos e a doença. (Tom Lonsdale)"



Portanto.. repense na alimentação do seu gato. Nunca o deixe muito tempo sem beber água e mantenha uma água sempre fresquinha a sua disposição. Qualquer alteração, leve-o ao veterinário o mais rápido possível, pois, como visto acima, a DTUIF pode levar ao óbito.

Bom final de semana.

21 de janeiro de 2010

Shampoo Natural anti-pulgas

Eu não usei!!

Uma das soluções mais práticas e baratas é fazer (em casa) um eficaz shampoo anti-pulgas. Com apenas cinco passos você conseguirá livrar seu animal de estimação das malditas pulgas.
Vamos anotar a receita do xampu?
Ingredientes:
• 200ml Base de shampo
• 800ml de água deionizada
• Essências de Citronela ou Limão
• Extrato Glicólico a seu gosto
• Óleos Essenciais (2 gotas) Citronela, Lima, Alecrim…
• corante hidrossolúvel
Como fazer:
1. Colocar a base de Shampo em um recipiente.
2. Adicionar a água mexendo sempre.
3. Adicionar o extrato glicólico e o óleo essencial
4. Colocar a essência a gosto. (pouco, para não incomodar o animal)
5. O Shampo Anti Pulgas está pronto.
Instruções extras: se você quiser colorir use corante a base de água (hidrossolúvel); a cor natural do produto será bege; o intuito é deixar o produto cremoso e brilhante.
Cachorro e gato com pulga nunca mais!!!!!!!

19 de janeiro de 2010

Agressividade Idiopática


Sabemos que hoje em dia há muitos cães agressivos. Desde os que estão na rua sofrendo maus tratos até os que estão dentro de casa dormindo na cama dos proprietários.
Me bati hoje com o caso de um poodle que parecia um "gremilin" e deu um trabalhão para ser contido. Ele mordeu a mão da dona a ponto de furar e sangrar bastante.
A agressividade pode ter muitas causas, desde mimo demais onde o cão acha que manda e nesse caso classificamos como por dominancia, até por estar sentindo dor.
Mas o enfoque hoje é uma agressividade que não há adestramento, ou causa. É idiopática, ou seja, desconhecida.
Essa agressividade é rara e tem supõe-se que tem origem genética. Não há exames que comprovem que o animal sofre disso e sim o comportamento que o dirá.
Agressão Idiopática: a agressão que é verdadeiramente imprevisível. Este tipo de agressão, que é muito raro, é freqüentemente confundida com agressão por dominação sutil. Com a agressão idiopática, o cão vai atacar qualquer coisa em seu caminho, animado ou inanimado.

Existem várias raças que sofrem deste tipo de agressão, como a Pyrananean Mountain Dog, Bernese Mountain Dog, São Bernardos, Rottweilers, Dobermanns e, especialmente, Cocker Spaniel Inglês dourado. A pesquisa indica que essa agressão é inerente e, portanto, ao escolher uma dessas raças, é importante verificar para trás pelo menos três ou quatro gerações para se certificar de que o comportamento não veio à tona dentro da linha. Os cães que sofrem agressão idiopática geralmente parecem ser doce, amoroso, cães bem educado que, de repente, sem motivo aparente ligar os seus proprietários e visitantes mordendo-os na perna, mão, braço, ou até mesmo rosto. Uma vez que a raiva súbita termina, eles retornarão ao seu normal seres amorosos. Neste momento, não há tratamento conhecido para a agressão idiopática.


Não há tratamento para essa agressão e por isso algumas raças grandes são proibidas em outros países. Pois uma vez tendo essa agressividade, o cão pode atacar idosos e crianças de forma fatal. Normalmente é feita a eutanásia desses animais.

Antes de auto-diagnosticar seu animal com agressividade idiopática, recorra a adestradores competentes.

Lambeijocas

15 de janeiro de 2010

Medicina Tradicional Chinesa

Bom, já me apresentei e já disse que sou estudante de veterinária. Porém como proprietária e dona de cães saudáveis, eu reconheço que a medicina veterinária alopática há falhas.
Digo isso porque sabemos que muitos casos são tratados e depois os sintomas voltam com a interrupção do tratamento. E de quem é a culpa?? Do veterinário?? NAO! Ele fez o que estava dentro de suas possibilidades. A culpa é do sistema de cura da alopatia que vê os sintomas e nem sempre a origem. Não olha o corpo como um todo, na forma holística de ser (holos=todo) e sim como partes de um universo solto.

Uma amiga.. a Tula me pediu pra fazer uma introdução sobre MTCV para ela escrever no blog dela, e eu aproveito e vou "assaltar" esse pequeno texto explicativo e postar aqui pra vocês entenderem um pouco como é que a Medicina Tradicional vê o indivíduo


Na CHINA ANTIGA não existiam equipamentos de imagem, seringas ou microscopios eletrônicos para que os médicos pudessem medicar e diagnosticar doenças nos pacientes. Tudo era percebido por observações cautelosas para relacionar os estados externos com os internos do paciente.
A Medicina Tradicional Chinesa é tida como holística, uma vez que holos= todo, a MTCV cuida do corpo como um todo e não como partes.
Os médicos chineses criaram então a Teoria dos Cinco Elementos que consistem em na similaridade do nosso corpo à natureza. Eles consistem de: Terra, Fogo, Madeira, Água e Metal.

Terra liga-se a digestão, que acoplam os orgãos Baço/Pancreas e Estômago.

Metal liga-se a respiração e eliminação tendo como orgãos representantes os Pulmões e Intestino Grosso.

Água liga-se com a movimentação dos líquidos e purificação dos mesmos onde encontram-se os orgãos dos rins e bexiga.

Madeira, liga-se com a árvore da detoxicação aonde estão o Fígado e a Vesícula Biliar como orgãos mestres.

Fogo liga-se com a circulação e aquecimento ideal do corpo onde estão o Coração e o Intestino Delgado como assistentes.

O tratamento com acupuntura e fitoterapia chinesa dependem dessa teoria dos cinco elementos para ser corretamente administrada.

Esse ciclo, faz com que nosso corpo tenha um movimento de saúde/doença o tempo todo que forme o equilibrio do ser e seu bem estar.


Dentro da MTCV e dos cinco elementos, os chineses criaram um relógio, onde cada orgão (ou elemento) age sobre determinado horario. Portanto, para um praticante de MTCV seu cão está vomitando, ele vai querer saber como era o vomito, a que horas foi, como está o tempo, qual é a estação e assim poder chegar ao elemento que causou ou está causando tais võmitos, o que nem sempre é o elemento Terra, saindo do princípio em que todo corpo está interligado e um problema em um determinado orgão, pode não ter se originado naquele orgão e sim originado de um desequilibrio em outro.

Relógio Circadiano:

3h00-5h00 Pulmão
5h00-7h00- Intestino Grosso
7h00-9h00 Estômago
9h00-11h00 Baço/Pancreas
11h00-13h00 Coração
13h00-15h00 Intestino Delgado
15h00-17h00 Bexiga
17h00-19h00 Rins
19h00-21h00 Pericárdio
21h00-23h00 Triplo Aquecedor
23h00-1h00 Vesícula Biliar
1h00-3h00 Fígado


Além da Teoria dos cinco elementos ainda temos os padrões Yin e Yang onde o Yin é calmo, tranquilo, discreto e pesado. Ele umedece tanto o interior como o exterior do corpo, ajudando no fluxo dos fluidos. O Yin é o que nos permite descansar, ter momentos de descanso e passificação. É encontrado mais profundamente no corpo.
Yang é a capacidade de aquecer e circular, é o que nos faz ter atitudes, força e garra para o dia a dia. Portanto, se o Yang estiver muito "quente" ele pode consumir o Yin causando inflamações e secura. Ele circula mais na superfície do corpo do que em qualquer outro lugar.
Além desses padrões ainda temos o padrão de Excesso/Deficiencia onde o Excesso se mostra na forma de muito calor(onde pode causar inflamações de pele por exemplo), vocalizar alto, é largo em sua postura/musculatura e sempre quer mais(insasiável) Já o padrão de Deficiencia pode causar letargia, fadiga, anemias, constipações. Sua vocalização é macia e discreta. Não ocupam muito espaço e são geralmente magros ou fracos.

As patologias pela MTCV não são diagnosticadas por parasitas internos ou externos e sim tem padrões de vento ou umidade. O vento entra no corpo quando o WeiQI (sistema de defesa q percorre a pele do indivíduo) está fraco seja por uma deficiencia do QI (energia vital) ou qualquer outro desequilíbrio. A umidade causa peso, letargia (água no joelho por exemplo é uma situação de aumento de umidade onde os fluidos se acumulam nas articulações do joelho).


Os 5 tesouros da MTCV são o Jing Pre-natal, QI, sangue, líquidos orgânicos e o Shen.
A essencia Jing nasce conosco. Ela é derivada do Rim e é o que nos predispõe para sermos individuos fortes ou fracos. Ele é consumido durante a vida e é exaurido pelas atividades sexuais e stresse.
O QI é a vitalidade. É formado pelo Jing. Pode ser dividido em QI hereditário, que é exatamente o que vem conosco e deriva do Jing; O QI nutritivo que vem da nossa alimentaçao promovido pelo Baço/Pancreas; o QI cosmico que vem do ar que respiramos e vem do Pulmão. Além desses existe o WeiQI que é relacionada com os pulmões e o Triplo Aquecedor. É a nossa imunidade.
O Sangue e o QI estão intimamente relacionados, "onde o QI vai, o sangue vai atrás". O sangue é formado pelo aliemento que o Baço/Pancreas digere e absorve. o Baço/Pancreas está relacionado tanto com a nutritividade do sangue, como com o devido armazenamento do sangue nas veias, prevenindo hemogrragias. O Fígado é general que direciona e manda para onde o sangue deve ir e de que forma deve ir, se assim, tiver um fígado lesionado seja em nível energético ou em nível patológico, haverá deficiencia ou mau funcionamento do sangue. O Coração o aquece e faz com que ele mantenha nosso corpo em temperatura ideal.
Os líquidos orgânicos tem característica Yin, promovendo assim a nutrição e "resfriamento" adequado do corpo
O Shen é o nosso psico, o nosso espírito. Ele nutre o corpo e o espírito e faz com que o corpo esteja em bom funcionamento. Por exemplo: excesso de raiva afeta o fígado. Excesso de Alegria afeta o Coração. Excesso de Medo afeta o Rim. Excesso de pesar afeta os pulmões. Logo, se o SHEN estiver em desequilibrio, ele desequilibra todo o corpo.


A Medicina Tradicional Chinesa é milenar e usada até hoje tendo como tratamento acupuntura, dietoterapia e fitoterapia chinesa.
A observação e a devida sabedoria são os principais requisitos para um médico que segue a MTCV. O "feeling" desses, tem que ser muito grande para poder diagnosticar e tratar devidamente o individuo.

14 de janeiro de 2010

Quem sou eu?



Eu sou a Aline, uma estudante de veterinária maluquete e mãe de três peludinhos.
Sou apaixonada por cães e por saber mais sobre eles.
Nesse pequeno espacinho espero poder compartilhar o que eu venho aprendendo ao longo dessa minha pequena caminhada.