27 de janeiro de 2010

Peixe para gatos?


Nós fomos criados assistindo desenhos animados onde os gatos sonham com os peixes, o comem, e bebem leite como alimentação principal. Nós sabemos que isso não é verdade. Os gatos "puxaram" de seus ancestrais seu alto teor de "carnivorismo".. sim.. eles precisam MUITO de proteína animal. E muito mais da carne vermelha devido ao seu teor de taurina, que é essencial ao gato. Mas falemos disso em outra oportunidade.
Ontem "navegando" pela internet, achei um artigo que dizia "por que não dar peixe para seus gatos?". Bom.. o Dr Regis (nutricionista de São Paulo a quem eu muito respeito) já havia comentado por alto que os peixes eram alergênicos pelo seu alto teor de histamina. E que essa alergia poderia surgir do nada. Então, fiquei super curiosa e mesmo com sono fui traduzir o texto pra trazer aqui pra vocês.

Problema um: Níveis baixos de cálcio.

Todo o peixe, mesmo os que tem ossos, tem teores muito baixos de calcio para gatos. Lembrando: se você estiver fazendo comida caseira de gato, uma coisa importante a se pensar é o equilibrio calcio/fosforo. Você pode dar um jeitinho. Todo o peixe tem pouca quantidade de calcio.
E, se, o calcio está baixo o fosforo aumenta o que definitivamente não é do que seu gato deveria se alimentar. Ainda mais se ele tiver problemas renais.


Problema dois: Destruição da Tiamina

Peixe cru contém muitas enzimas chamadas "tiaminase". Essa enzima destroi a vitamina B-1 (tiamina). Uma deficiencia de tiamina pode causar problemas neurológicos e apreensão em gatos. Nada bom.


Problema três: Problemas no trato urinário.
Peixe contém muito magnésio que pode contribuir para um tipo de problema no trato urinário felino.

Curiosamente, a descoberta de algum tempo de volta de magnésio como um culpado em doenças do trato urinário felino foi acompanhado pelo desenvolvimento da especializada ração "alimentos do trato urinário". A idéia com esses alimentos foi adicionar ácido ao alimento, o raciocínio que os cristais de magnésio desenvolvem-se em meio alcalino, e não em meio ácido. O problema é que os gatos, cujo ácido do trato urinário é demasiado elevado são propensas a outro tipo de cristal como oxalato de cálcio. Dr. Elizabeth Hodgkin aponta em seu livro, o surgimento de doenças do trato urinário no gato coincidiu exatamente com o aumento do uso de ração seca para alimentar os gatos)



QUarto problema: Vício

Sabe-se que os gatos adoram o sabor de peixe. Os felinos famintos sabem de longe quando você abre uma lata de atum. Mas você pode acabar tendo um viciado em peixes em sua casa. E a ultima coisa que você quer é um gato com greve de fome por querer comer apenas peixes.



Quinto problema: Metais pesados.
Há uma grande quantidade de pesquisas convincentes sugerindo que os peixes predadores (os que estão no topo da cadeia alimentar e os mesmos freqüentemente encontrados em alimentos para animais ou utilizado como petisco para gatos) têm níveis muito elevados de metais pesados como o mercúrio -Além de pesticidas e outras toxinas. Um estudo de 2004 publicado na Acta Neuropatholgica descoberto distúrbios neurológicos em gatinhos jovens alimentados com atum diário que continha o FDA E.U.-aprovado nível de mercúrio (0,5 ppm).



Sexto problema: Possível ligação com hipetireoidismo

Estudos da EPA de 2007 revelaram uma ligação perturbadora entre hipertireoidismo felino e os produtos químicos retardadores de fogo que imitam os hormônios da tireóide e do consumo de gatos 'de peixe. No estudo, os gatos comendo peixes enlatados foram expostos a éteres difenil (PBDE), que foram cinco vezes maiores do que os gatos de comer carne de aves de capoeira ou alimentos enlatados.





Setimo problema: Diminuição da Vitamina E

Felinos amam atum, mas comer a longo prazo, podem esvaziar a armazenagem de um gato de vitamina E e criar condições que levam a uma condição extremamente dolorosa chamada Cistite, com sintomas como hipersensibilidade ao toque e perda de apetite.Uma chatice para o gato e para você. Você vai encontrar atum em lotes de alimentos gato pela simples razão de que é saboroso para os gatos e os atrai para a comida. Mas não tem nada a ver com a alimentação saudável, segura, ou necessária para gatos.



Oitavo problema: Alergia

Peixe é alergênico. Na minha opinião, faz pouco sentido para alimentar algo que é mais provável a criação de uma reação alérgica a algo que não é.

Dr. Jean Hofve sabiamente aconselha que a alimentação dos peixes seja apenas uma saborosa surpresa às vezes.

Se você estiver realmente ansioso para dar a seu gato um mimo de vez em quando, ir para algo como pequenos pedaços de fígado de galinha desidratados ou liofilizados corações de galinha. Mas ignorar o peixe. Comer algo com pêlos ou penas, não barbatanas. É mais gentil e mais segura para seu carnívoro.


Para quem quer ver o site sobre a nutrição natural de gatos é só entrar nesse link..
aproveitem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.